sábado, 2 de abril de 2011

Itacaré ganha Grupo Gestor e debate o futuro do turismo

Empresários e representantes do poder público municipal participam de um workshop antes da criação do Grupo Gestor.

Representantes de entidades empresariais, associações, organizações não-governamentais e poder público municipal escolheram, na quinta-feira, 31, os integrantes do Grupo Gestor do Destino Indutor de Itacaré. Depois de quase dois dias de debates e análises de um diagnóstico sobre o turismo do município, foram eleitos dois coordenadores e dois suplentes dos setores privado e público.
Por unanimidade, a secretária de Turismo de Itacaré, Diana Quadros, foi eleita representante do município, tendo como suplente a servidora pública Aline Lima. Pela iniciativa privada foram eleitas as empresárias Cláudia Cruz, do Instituto de Turismo de Itacaré, e Fabiana Gracioli, da Associação dos Comerciantes e Empresários do Ramo Turístico de Itacaré.  
Foram escolhidos também os integrantes da executiva do Grupo Gestor, além de assinado o termo de compromisso com o Projeto de Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos do Ministério do Turismo (Mtur). As ações fazem parte do Programa Nacional de Regionalização do Turismo, que nesta fase está sendo implantado em 50 municípios não capitais.

Capacitação
A secretária municipal de Turismo, Diana Quadros, explica que o objetivo do projeto é capacitar os atores locais para a gestão e planejamento do turismo no município.  O projeto é composto de cinco módulos, sendo que o primeiro foi iniciado na quarta e concluído na quinta-feira.
Durante dois dias foi debatida a competitividade do destino, analisando 13 itens ligados à atividade turística de Itacaré. A pesquisa sobre o município foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas, entre novembro de 2009 e abril de 2010. O principal objetivo é fazer com que os empresários e o poder público municipal analisem os indicadores e utilizem as informações para planejar e desenvolver as vantagens competitivas para o destino.
Os dados sobre a situação do turismo em Itacaré foram apresentados pela consultora Delma de Andrade, do Instituto Marca Brasil, que é um dos parceiros do Ministério do Turismo. Com a criação do Grupo Gestor, os empresários e representantes do governo municipal passam a realizar reuniões quinzenais para traçar as metas de qualificação do município para o turismo internacional. O primeiro encontro será no próximo dia 12, às 17 horas, na Secretaria de Turismo.
 

acesse nosso site: www.itacare.ba.gov.br
Ascom Itacaré
73-9981-2000
73-8866-2913

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...