sábado, 9 de abril de 2011

Fraude no concurso vinha sendo montada há 2 meses

Escrito por JORNAL BAHIA ONLINE   
Sáb, 09 de Abril de 2011 17:29
Tudo começou na cidade de Santa Maria da Vitória dois meses atrás. Vinícius Oliveira Campos, funcionário da empresa SR, responsável pelo concurso público programado para este domingo (10), em Ilhéus, teria sido convencido por uma pessoa a facilitar a vida de alguns candidatos que fariam a prova tentando ingressar no serviço público.
A idéia inicial, segundo apurou o Jornal Bahia Online, era os candidatos fazerem as provas normalmente e a fraude acontecer no momento de digitação do resultado. Mas a pressão do Ministério Público (MP) sobre a empresa realizadora das provas, pedindo mais segurança, teria feito Vinícius mudar de estratégia: furtar os gabaritos e o conteúdo das provas e entregar as beneficiados antes da realização do concurso.
A operação que seria concluída na manhã deste sábado (09), véspera do concurso, não deu certo. Vinícius, que é filho de um ex-prefeito de Santa Maria da Vitória, foi preso em flagrante por agentes da Polícia Federal, ao lado de uma outra pessoa, identificada como José Carlos Santana dos Santos, o Bêgo, dono de um bar em Ilhéus.
No depoimento, obtido com exclusividade pelo JBO, Vinícus alega problemas financeiros para justificar o fato de ter cometido o crime. Disse também que a empresa não vinha lhe pagando todos os direitos trabalhistas. Ele acusa um outro funcionário, identificado como Ronaldo, responsável pela elaboração e segurança das provas, de ter entregado o conteúdo do concurso.
A pessoa que teria estimulado Vinícius a fraudar o concurso, seria irmão de Bêgo. E da lista de seis nomes que seriam beneficiados, pelo menos cinco já foram identificados como parentes ou pessoas próximas do comparsa em Ilhéus. Eles fariam concurso para agentes de Trânsito e Administrativo. Bêgo também está preso e a PF aguarda a chegada de Ronaldo, nas próximas horas, para prestar depoimento.
Maurício de Tal, dono da empresa, deixou a sede da PF, após depoimento, em estado de choque, chorando bastante. Vinícius receberia 8 mil reais pela fraude. Mas a PF acredita que, para além dos nomes já definidos como beneficiários, haveria até amanhã, um "derrame" de gabaritos na cidade.
Vinícius e Bêgo foram presos em flagrante, neste sábado, pela manhã, em frente ao estádio Mário Pessoa. Minutos antes teriam deixado o Instituto Municipal de Ensino, um dos locais da prova, e se dirigido até o estádio, local onde faria a entrega dos documentos contendo o gabarito e de um pendrive com todo o conteúdo da prova. Agentes da PF interceptaram o carro e anunciaram a prisão. A prova do crime foi encontrada no porta-luvas do veículo. Extratos bancários revelam, pelo menos, o depósito de dois mil reais na conta de Vinícius, feita pelo irmão de Bêgo, em Santa Maria da Vitória.
O JBO apurou que há pelo menos três meses Bêgo e Vinícius vinham mantendo contato. Vinícius teria vindo à Ilhéus à convite de Bêgo para conhecer a cidade e para participar de uma festa de aniversário. O secretário municipal de Administração, Antônio Bezerra e o chefe de gabinete da Prefeitura, José Nazal, foram oficialmente comunicados do fato pela PF. Pelo menos até o final da tarde, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, ainda não havia sido informado sobre o ocorrido. Nenhum dos seus telefones estava ligado.
publicado por Agravo Ilheense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...