domingo, 3 de abril de 2011

Cariacica (ES) lança projeto para melhorar ensino em escolas municipais

Clique na imagem para ver a programação
Postado Por Blog da Mobilização
As escolas públicas municipais de Cariacica (ES) vão ganhar o reforço de um projeto que irá melhorar o aprendizado dos alunos e o desempenho das instituições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O lançamento do projeto, que se chama Mobilização, acontecerá no dia 9 de abril, no auditório da Secretaria de Educação de Cariacica.

O lançamento do Projeto Mobilização, no dia 9 de abril, será marcado por dois momentos. Pela manhã, a programação envolverá um encontro técnico, com professores e diretores das escolas beneficiadas, membros do comitê gestor e entidades convidadas.

A coordenadora nacional do Programa Mobilização do MEC, Linda Goulart, apresentará o painel “O Programa Mobilização e a participação da família na educação”; com participação do diretor-superintendente da Fundação ArcelorMittal Brasil, Leonardo Gloor; e da secretária Municipal de Educação de Cariacica, Célia Maria Tavares. A parte da tarde será voltada para a realização de atividades com as famílias e os alunos. São esperadas cerca de 1.000 pessoas.

O projeto é resultado de uma força-tarefa ente a ArcelorMittal Cariacica, a Prefeitura Municipal de Cariacica e a Fundação ArcelorMittal Brasil, e será desenvolvido num período de quatro anos. O trabalho beneficiará 10 escolas da região, que foram selecionadas a partir de diferentes critérios. Entre eles estão o baixo Ideb – entre 2 e 4 - e o desejo da comunidade escolar em contar com a participação das famílias no processo educacional. O Ideb é calculado pelo Ministério da Educação (MEC) a cada dois anos e mede a qualidade do ensino na rede pública.

Desenvolvido em várias partes do país, com resultados positivos, o programa tem como ponto de partida o Plano Nacional de Mobilização pela Educação do MEC. Durante quase um ano, um comitê gestor estudou o perfil das escolas escolhidas para que, a partir daí, fosse estabelecido um plano de ação para ser posto em prática nas unidades de ensino. As ações vão atingir os problemas, de acordo com a realidade escolar de cada instituição. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão palestras, seminários e até visita a casa dos alunos.

O comitê gestor é formado por representantes de vários segmentos do município como Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Associação de Pais e Mestres e Conselho Tutelar. Segundo a analista de Recursos Humanos da ArcelorMittal Cariacica e voluntária do Projeto Mobilização, Tatiana Finamore, a expectativa é de que já no primeiro ano de atividades, haja não só a melhoria da nota do Ideb e o aumento da média do desempenho escolar dos alunos como também a redução da reprovação entre os estudantes e a redução da evasão escolar. Em longo prazo, a ideia é de que a participação do comitê gestor diminua para dar lugar à criação de um comitê formado por pais de alunos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal Cariacica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...