quarta-feira, 23 de março de 2011

Prefeito realiza sonho antigo da comunidade do Pinheiro



 
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, inaugurou na sexta-feira, 18, na região do Pinheiro, a Escola São José. A unidade tem capacidade para até 120 alunos em três turnos em salas de aulas amplas e arejadas. Ela conta com secretaria, cantina e banheiros.
        Para a comunidade, foi um sonho antigo realizado. “Estávamos perdendo a esperança de um dia contar com uma escola nova, que os alunos pudessem estudar com dignidade. Quando os trabalhadores começaram a medicação da área, achei que mais uma vez a obra iria ficar só na promessa. Mas ela saiu e estamos muito felizes”, comemorou dona Maurina Evangelista dos Santos.
        
Presente
Para o agricultor Valdemir Alves de Souza, a construção da escola na região do Pinheiro foi um grande presente para a comunidade. “Meus filhos iniciaram os estudos na Escola São José e hoje estão formados. Há uns cinco anos, a escola estava para desabar e o prefeito da época mandou derrubar para construir outra, mas nunca iniciou as obras”.
         Como as crianças não tinham espaço para estudar, seu Valdemir emprestou um barracão de tábua que deveria ser usado por no máximo cinco meses. Mas, como o gestor anterior não construiu a escola, há mais de cinco anos as aulas eram ministradas no barracão sem as mínimas condições.
         A professora Jacilene Silva de Araújo avalia que a nova escola só vai ajudar a melhorar a qualidade da educação na zona rural. “Não tínhamos a menor condição para lecionar. Muitas vezes tivemos que colocar morcegos para correr para que a aula fosse ministrada. Agora a realidade outra. O novo espaço é ventilado, confortável e, certamente, o rendimento dos alunos vai melhorar”.
         Estudante do ensino fundamental, Jailson Silva Santos, 11 anos, já escolheu o lugar em que vai sentar-se para acompanhar as aulas. “Vou ficar perto de uma das janelas. No barracão não tinha janelas. Era muito abafado. Não dava para a gente aprender muita coisa, não. Agora sim, temos uma escola de verdade”, comemorou.   
 

Ascom Itacaré
73-9981-2000
73-8866-2913

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...