quarta-feira, 16 de março de 2011

Itacaré leva saúde bucal para várias comunidades


Palestras sobre os perigos de se contrair câncer de boca, informações de como descobrir e se prevenir da doença, oficinas ensinando como fazer a higiene correta na boca e distribuição de escovas e creme dental. Essas são as principais ações realizadas pela Secretaria de Saúde de Itacaré nas comunidades carentes das zonas rural e urbana.
            As medidas visam assegurar às famílias de menor poder aquisitivo um atendimento odontológico adequado. “O trabalho para a prevenção e controle da cárie tem sido constante em Itacaré. Conseguimos uma melhora significativa com os mutirões de saúde bucal que o município tem realizado nos últimos dois anos”, explica a coordenadora do Programa de Saúde Bucal (PSB), Talita Borges.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Carolina Anunciação (foto à esquerda), entre as beneficiadas com os mutirões de saúde bucal estão as comunidades Punho Forte, Portinha, Campo Seco, Mata Grande e Fazenda Povoação. Além de kits completos, os moradores foram beneficiados com aplicação de flúor.

Melhora
A secretária de saúde destaca que o trabalho vem ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Um das preocupações é convencimento de adultos e crianças sobre a importância da higiene bucal. Fazemos um trabalho de conscientização, explicando que a escovação correta e diária pode trazer de benefício para a saúde. Esse trabalho tem dado resultados”, conta.
            Os moradores das comunidades atendidas também recebem informações dos profissionais de saúde de que a alimentação saudável é uma grande aliada contra as doenças.
             A próxima comunidade a ser atendida por uma equipe do Programa de Saúde Bucal da Prefeitura de Itacaré será Matinha, que receberá kits e terá orientações de como cuidar da boca. Além disso, a Secretaria de Saúde realizará a campanha de vacinação de crianças. O mutirão na localidade acontece no próximo dia 28.

--
Ascom Itacaré
73-9981-2000
73-8866-2913

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...