sábado, 12 de fevereiro de 2011

Saúde, Educação e Segurança Pública são prioridades estratégicas do MP da Bahia

III encontro do Planejamento Estratégico é
marcado por definição de medidas pró-ativas
Reunidos durante o dia de ontem (8) no ‘III Encontro do Comitê de Planejamento’, procuradores e promotores de Justiça e servidores do Ministério Público estadual estabeleceram, conjuntamente, medidas pró-ativas a serem implementadas pela Instituição em interação com órgãos parceiros para que o cenário alvo definido pelo MP seja alcançado. Um processo “democrático”, que teve ampla e dedicada participação de membros e servidores da capital e interior do estado, conforme ressaltou o procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva. Para ele, “o processo de planejamento estratégico é uma ferramenta possível de dotar a Instituição de razão, sensibilidade e democracia”. “Ele traz legitimidade substancial adicional às atividades desenvolvidas pelo órgão”, complementou Wellington César na abertura do encontro, destacando que a articulação que está sendo construída no planejamento dá fundamento às ações do MP, “que precisa ser compreendido a partir de uma perspectiva atemporal”. “Devemo-nos preocupar com a solidez de um projeto de Instituição”, conclamou o PGJ.

No salão do Fiesta Convention Center repleto de membros e servidores, Wellington César frisou que o planejamento estratégico, assim como a recomposição do material humano, a reforma da Lei Orgânica e a mudança da sede, é uma ação estruturante para a Instituição. “Para anteciparmos medidas, nada melhor do que termos um planejamento estratégico com esse nível de percepção”, disse ele, demonstrando contentamento com os resultados já alcançados. “É muito bom saber que o projeto delineado pelo MP coincidiu com as expectativas da população brasileira, pois os temas identificados como alvo a serem trabalhados foram os mesmos: redução da criminalidade e do analfabetismo e defesa da saúde. Uma sintonia entre o pensamento especializado e os sentimentos da população e da Instituição”, destacou Wellington César, assinalando que “definir posicionamentos estratégicos não significa dizer que os outros assuntos e áreas serão negligenciados”. Temos centros importantes, afirmou o PGJ, acrescentando que é necessário fazer uma racionalização naquilo que se refere a grupos e núcleos, e que saúde, educação e segurança precisam ser contemplados com estrutura significativa. Preocupado com essas questões, ele lembrou que a segurança é um tema atual e extremamente sensível e que o MP, atento aos acontecimentos, irá reunir-se com os novos secretários de Segurança Pública (SSP) e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) no próximo encontro do Comitê Interinstitucional em Segurança Pública (Cisp), que será agendado brevemente, para análise de algumas propostas que merecem ser logo implementadas.

Para melhor situar os participantes do encontro na fase atual de desenvolvimento do plano, o assessor da Gestão Estratégica, promotor de Justiça Waldemir Leão, fez um retrospecto das etapas já contempladas, lembrando que o processo, que sempre esteve aberto à participação de todos os membros e servidores do MP, passou por um momento de identificação dos pontos fortes e fracos da Instituição, pela elaboração de um diagnóstico estratégico, lançamento de medidas, seleção de eventos a serem trabalhados, pesquisa Delphi com participação de peritos e sociedade, definição do cenário mais provável de ocorrer até dezembro de 2023, escolha do cenário alvo pelo PGJ e assessores, o que resultou na conclusão dos três posicionamentos estratégicos que, “para nossa alegria”, coincidiu com o resultado da pesquisa feita com os peritos e a sociedade. Diante disso, frisou Leão, não há como sair algo diferente das aspirações dos membros e da sociedade. Porém, o planejamento é um processo que leva ao produto final, que é o plano, que precisa ser executado e monitorado, alertou ele.

Segundo o consultor da Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática, Joe Weider, a responsabilidade é grande e o processo continua sendo trabalhoso porque este é o momento de definir posicionamentos a serem tomados pelo MP para construção do futuro da Instituição e do estado. “Estamos preparando a Instituição para atuar em interação estratégica e garantir o cenário mais favorável”, disse ele, lembrando que todos estavam ali para analisar o cenário mais provável e sugerir ações que o MP deve empreender para atingir o cenário alvo. No próximo dia 25, será realizada, em Lençóis, a primeira reunião de alinhamento com os integrantes das Promotorias de Justiça Regionais de Irecê, Itaberaba, Jacobina, Ibotirama, Seabra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Guanambi, Brumado e Barreiras. Em março, serão realizadas outras duas reuniões de alinhamento nos municípios de Feira de Santana e Ilhéus.
Do MP e os Objetivos do Milênio Postado por Clodoaldo Silva da Anunciação
ASCOM/MP – Telefones: (71) 3103-6505/ 6502/ 6567

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...