sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Itacareenses e turistas participam do grande cortejo para Iemanjá




A festa em homenagem a Iemanjá – considerada a rainha das águas pelos adeptos do candomblé- reuniu nesta quarta-feira, 2, centenas de moradores e turistas que lotam a cidade nesta época do ano. Para muitos, foi um momento de agradecer pela conquista e fazer novos pedidos. Para outros, mais uma oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura baiana.  
Com muita água de cheiro, entrega de oferendas como flores, alfazema moedas e, ao som dos atabaques, as homenagens à Iemanjá em Itacaré foram marcadas por muita alegria pelos simpatizantes e religiosidade para os adeptos do candomblé. Este foi o caso do casal Luiz Henrique Lêda e Patrícia Lêda, de Brasília.
Eles, que acompanharam a romaria da Colônia de Pescadores Z-18 até às margens do Rio de Contas, contaram que a participação na festa em homenagem à Iemanjá foi planejada antes mesmo de deixarem a capital do País. “Pesquisei tudo que estaria rolando na cidade nos nossos 16 dias de férias e essa festa não poderíamos perder por nada”, contou Henrique.
O casal se disse simpatizante do candomblé. “Estou adorando tudo isso. É sempre importante esta festa do dia dois de fevereiro, essa riqueza cultural. Achei o máximo. Estamos aqui desde o dia 21 de janeiro e estamos aproveitando bem as férias em Itacaré”, contou Patrícia.

Cortejo
            Enquanto uns se planejaram para a festa, outros acompanharam o cortejo por curiosidade ou por pura diversão. “Achei tudo muito bonito. Pela primeira vez estou em uma festa diferente. Estou adorando o som, a alegria das pessoas”, contou a argentina Elisa Mariano.
            Dezenas de pessoas seguiram o cortejo de barco para oferecer as suas oferendas para Iemanjá. Uma delas foi a paulista Jussara de Souza, que disse que não perderia o ritual por nada.“ Não poderia ficar de fora dessa festa tão importante e que enriquece a cultura baiana”, falou enquanto corria para uma das embarcações.
            Mais uma vez os pais de Santo e adeptos do candomblé comandaram o cortejo em homenagem a Iemanjá. Dezenas de pescadores também compareceram a festa dedicada a Rainha das Águas.  Para eles, Ela é a responsável pela vida em abundância de alimentos.

--
Ascom Itacaré
73-9981-2000
73-8866-2913

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...