terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fundação Hospitalar de Itacaré inaugura Ponto de Observação.



O dinheiro continua pouco, mas a realidade já é totalmente diferente da encontrada em outubro do ano passado, quando a Fundação Hospitalar de Itacaré corria o risco de fechar por causa das dívidas com fornecedores, atraso de salário de funcionários e falta de material básico para atendimento.
            Hoje, além do pagamento para os funcionários e fornecedores ser feito rigorosamente em dia, o único estabelecimento público de saúde de Itacaré começa investir na ampliação da estrutura e na humanização do atendimento.
A Fundação Hospitalar acaba de inaugurar o Ponto de Observação de Pacientes, consultório e pronto atendimento. A ampliação do espaço foi realizada em parceria com a prefeitura e comunidade.
            Desde o início do mês que os usuários contam com o ponto de observação. No local, os pacientes ficam sob os cuidados médicos até a realização de um diagnóstico mais preciso. “O paciente fica aqui até o especialista decidir pelo internamento ou alta médica”, explica a diretora administrativa da Fundação Hospitalar, Nice Vidal.
           
Campanha
A expectativa agora é que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) faça a doação de equipamentos e medicamentos. Além disso, os diretores estão apelando para que a comunidade participe da “Campanha Mais Amigos da Fundação Hospitalar de Itacaré”.       
            A meta é aumentar a quantidade de serviços oferecidos pelo estabelecimento, que conta com médicos 24 horas por dia, de domingo a domingo. As doações podem ser em materiais de construção, alimentos, colchões, cobertores e em dinheiro.
            A doação em dinheiro pode ser feita pela conta corrente 5893-9, na agência 4105-X do Banco do Brasil. “Aceitamos a contribuição de qualquer valor. O mais importante é que a população de Itacaré não deixe de participar. Se não for com dinheiro, pode ser com produtos ou materiais”, afirma a presidente da Comissão de Gestão, Diana Quadros.             
            Ela explica que a Fundação vem cumprindo com todas as obrigações trabalhistas, inclusive depositando o FGTS dos funcionários. A unidade chega a realizar 100 atendimentos de emergência por dia. A procura pelos serviços é muito maior durante o verão, quando o município recebe milhares de turistas.
            Além dos turistas e moradores de Itacaré, o estabelecimento de saúde atende a pacientes da zona rural de Uruçuca e Maraú. Quem mais procura atendimento são pessoas com viroses, com complicações de falta de ar e suspeitas de dengue.
            A Fundação Hospitalar funciona com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), doações da comunidade e convênio com a Prefeitura de Itacaré, que banca mais de 50% dos gastos mensais. O município também bancou parte dos gastos com as obras do Ponto de Observação, Pronto Atendimento e novo consultório.

Legenda: Ponto de Observação da Fundação Hospitalar já está funcionando.
 

Ascom Itacaré
73-9981-2000
73-8866-2913

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...