quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Como vai a sua Prefeitura?

 Postado por Karina Gomes Cherubini no MP e os Objetivos do Milênio

Usualmente, no início de cada ano, convidados ilustres em programas televisivos dão dicas de como organizar o orçamento doméstico. Outros ensinam sobre a postura ideal dos pais nos primeiros dias de aula dos filhos, sobretudo dos pequenos. Mas se analisar bem, já percebeu que tem uma Prefeitura em sua casa?
Pode-se começar com a sua "Secretaria da Educação". Filhos no colégio ou você mesmo estudando. O que se espera de sua autoridade? No mínimo, que já tenha conseguido matrícula em alguma instituição de ensino, providenciado o material didático, o uniforme e ido até a escola averiguar e buscar informações. Sim, você tem direito a uma boa escola, perto de seu endereço, com infraestrutura satisfatória, bons professores, calendário letivo cumprido. Ou não? Você, como Prefeito, já visitou a escola em que seus filhos ou você vão estudar?
Agora, a sua Secretaria de Transportes e Trânsito. Você está fiscalizando se observa as faixas de pedestres? Mesmo que mais ninguém pare, dá sinal de luz para o motorista que vem na direção oposta, para "convidá-lo" a também parar diante da faixa de pedestres, retribuindo com um sorriso ou um sinal de positivo, quando ele, junto com você, permitem que pedestres atravessem a rua? Poder ser que, da próxima vez, ele próprio incentive outro motorista a parar também!
De outra parte, como pedestre, recebe orientação para atravessar pela faixa, mesmo que ninguém mais faça isso, sob a justificativa de que os motoristas não param? Atravessando na faixa de pedestres, no mínimo, não dará a eventual atropelador a justificativa de "culpa exclusiva da vítima", capaz de afastar até sua indenização. Se sua Secretaria de Transportes e Trânsito for eficiente, você estará ao menos pensando na grande quantidade de carros em via pública, que recebem mais respeito do que os pedestres, sobretudo pessoas com necessidades especiais. Afinal, para carros, todos pensam em garagem e estacionamento. E para cadeiras de rodas? Espaços igualmente reservados em vias públicas? E em sua casa ou edifício?
E sua Secretaria de Planejamento, como anda? Traçou seus objetivos até o final do ano de 2011? Estabeleceu prioridades? Percebeu o encadeamento de seu dia-a-dia, entre parte orçamentária e planejamento? Bobagem para muitos, causa de fracasso no gerenciamento de verbas de outros.
É possível visualizar qualquer outra Secretaria diretamente sobre a sua autoridade. Mesmo que as atividades sejam delegadas a terceiros, se você contratou, tem de fiscalizar, não é assim? Como vai a Secretaria de Limpeza "Doméstica"? Coloca o lixo nos horários indicados? Procura reduzir a quantidade de resíduos produzidos? Ou a Secretaria de Administração? Contrata qualquer pessoa, só para atender o pedido do vizinho ou do parente, mesmo que a pessoa não se esforce no trabalho? Certamente isto iria desequilibrar a Secretaria de Finanças. E sua Secretaria de Saúde? O lema é "minha casa não é lugar para o mosquito da dengue?"
O que dizer sobre sua Secretaria de Assistência Social? Esta secretaria tem critérios? Você permite que todos entrem em sua casa, por serem parentes e amigos, e levem seus livros, seus cartuchos de tinta, que usem o telefone à vontade, assim como seu carro e seu combustível? Sua casa é do tipo "Casa de Mãe Joana"?Ou é do tipo mais rígido, que ajuda, quando necessário, mas respeita os bens e direitos alheios, públicos e privados, para ter o que é seu também respeitado?
Se suas Secretarias estão dando conta do "dever de casa", ótimo. Do contrário, Sr. Prefeito, reúna de imediato o seu Secretariado e mude o que for necessário, urgentemente. Sua casa é sua responsabilidade.
Então, como vai a sua Prefeitura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...