quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

SINDRÁDIO realiza Curso de Cerimonial Descomplicado na cidade de Ilhéus

   O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus e a Aquino - Serviços, Divulgação e Promoções programam a realização do Curso Cerimonial Descomplicado, inédito na cidade, a realizar-se-á, na primeira quinzena de fevereiro próximo. O curso há tempo vem sendo solicitado pelos profissionais da imprensa ilheense, mas, somente agora foi possível agendar. “O radialista e o jornalista precisam assimilar e se adequar a situações pertinentes ao seu ofício e, não apenas limitar-se ao uso da voz dentro de um estúdio ou mesmo apenas conhecer de uma boa redação. O profissional de mídia precisa avançar e enveredar por outros canais de conhecimento”, afirma Tony Matiolli, radialista e diretor sindical.
bg_6780078Tony Matiolli, radialista
   O público alvo são os radialistas, jornalistas, chefes e assessores parlamentares, assessores de comunicação, organizadores e promotores de eventos, relações públicas e profissionais que necessitem falar em público. As vagas são limitadas e todo o curso será apresentado através de Data-show, exposição teórica com fornecimento de apostila para acompanhamento e exercício prático.
   Segundo o presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Elias Reis, é importante que todos entendam de cerimonial e protocolo. Aliás, existe inclusive decreto governamental sobre isso. É claro que apesar do curso, a experiência se adquire através do tempo, com a prática, tornando-se até mesmo mais uma fonte de renda.
   Para o jornalista Ramiro Aquino, facilitador do curso e um dos cerimonialistas mais experientes e mais requisitados da região, o apresentador de cerimônias deve ter algumas características básicas: boa postura, boa presença de palco, mas não aparecer mais que a cerimônia. Uma boa voz ajuda bastante, além de conhecimento de etiqueta. É preciso conhecer os pronomes de tratamento adequados, quem é "Vossa Excelência", quem é "Ilustríssimo Senhor" e por aí afora. Vereador, por exemplo, não é "Excelentíssimo", tratamento dispensado apenas ao Presidente do Legislativo, embora eles se tratem assim. Situações constrangedoras: gafe, quedas, troca de nomes... Merecem reparos do jornalista Ramiro Aquino.
   O curso terá a carga horário de 8 (oito) horas e irá acontecer em um dia de sábado, criando possibilidades para um maior número possível de participantes, obedecendo o limite máximo. Ao final do curso será fornecido certificado de conclusão.
  Buscando sempre a qualificação, outros eventos já estão também programados: Seminário sobre Poder Legislativo, em parceria com o IBEC; Seminário sobre Política Sindical, em parceria com a Central Força Sindical; Curso básico de inglês e Curso de Atualização profissional, em parceria com o Colegiado de Comunicação Social da Uesc.
   Período de inscrição, data, curso, local, investimento, expositores e outras informações, pelo e-mail sindicato.radio.tv.ilheus@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...