segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Aluno troca rede pública por particular, apontam dados

Postado por O MP e os Objetivos do Milênio
Diferentemente do sistema público, a rede privada de educação básica tem ganho alunos. A informação é da reportagem de Fábio Takahashi publicada na edição desta sexta-feira da Folha.

De acordo com o texto, pesquisadores, escolas particulares e o próprio MEC veem nos números uma tendência de migração de alunos da rede pública para a privada, impulsionada pela melhoria da renda das classes C e D- tradicionais usuárias do sistema oficial.

De 2007 a 2010, as escolas pagas cresceram 18% e agora representam 15% das matrículas, o maior número de estudantes da década, de acordo com o Censo Escolar. No mesmo período, o sistema público encolheu 6%. Os dados abrangem do ensino infantil ao médio. O mesmo movimento é verificado pelo IBGE, por meio da Pnad.

Em termos de qualidade, os dados disponíveis são insuficientes para verificar se a migração causou mudanças. Segundo o Ideb, avaliação federal que avalia nota dos alunos e taxas de reprovação, a rede privada melhora desde 2005 nos primeiros anos do ensino fundamental. Já no médio, está estagnada.

Editoria de Arte/Folhapress


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saber/853164-aluno-troca-rede-publica-...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...