terça-feira, 31 de agosto de 2010

O retorno do Jedai

A política caseira já começa mexer suas peças, antes até do resultado do pleito de 2010, já se demonstra uma inquietação nos bastidores ilheense, parece que essa saída do vereador Alcides do Governo Newton é puro reflexo da fragilidade que se encontra o Governo em Ilhéus, percebe-se também nos movimentos de articulação em busca de votos para a reeleição da Deputada Ângela, não se ver ânimo nas caminhadas, o desinteresse deve-se principalmente pela rejeição que assola a gestão municipal, refletindo principalmente sobre aqueles que por um interesse ou outro se aliou, salvo aqueles que têm como nesse momento de tamanha falta de credibilidade dar uma escapulidinha, sim, por que não se acredita que o vereador Alcides irá se afastar de vez do governo, aliás, voltando a falar desse afastamento, mais cedo ou mais tarde esse momento iria acontecer à eleição da câmara é agora em dezembro e é natural que aqueles que fazem parte do jogo retornar as suas origens, se segura àqueles que provocaram a ira do pai cidão, esperem para ver a casa tremer, ou simplesmente se deixem ser manipulados de novo e teremos mais uma eleição por unanimidade para aquela casa, e envergonhem mais uma vez seus fiéis eleitores.

Roberto Corsário/Zona Sul de Ilhéus

ALCIDES VAI DEIXAR O GOVERNO

Do Blog do Gusmão

O secretário de governo, Alcides Kruchevsky, titular da pasta em Ilhéus, ligou para o vereador suplente, Francisco Sampaio (PSDB), na manhã desta terça-feira (31), e comunicou que vai deixar a secretaria para retornar ao legislativo municipal.

Sampaio, que adora a vida parlamentar, ficou triste.

A segunda passagem de Alcides no posto mais importantes do Paranaguá, depois do cargo de prefeito, foi vexatória. Conseguiu colecionar vários adversários internos e foi o responsável por uma reforma administrativa desastrosa, que além de ferir a constituição, tentou cortar direitos trabalhistas dos servidores municipais.

VOTAR EM UM CANDIDATO, E ELEGER OUTRO.

Urna Eletrônica

A imensa maioria dos eleitores, não entendem os mecanismos das coligações e dos cálculos proporcionais, para se elegerem deputados federais, estaduais e vereadores.

São as eleições proporcionais, que alguns menos avisados acham ‘bestagens’ esse negócio de partido, e acham bonito acordos e apoios extemporâneos.

Alguns eleitores ficam abismados, quando seu candidato foi bem votado, e quem se elegeu foi outro com menor numeros de votos, e que era de outra coligação.

Um amigo ‘expert’ em eleições, me explicou que quando você tecla ‘FIM’ na urna eletrônica, você perde completamente o controle do seu voto. Ele vai para seu candidato, que vai disputar primeiro com o colega de partido, depois todos os votos do partido, vão disputar com os votos dos outros partidos da coligação, esses votos todos juntos é que vão estabelecer o que chamam de ‘linha de corte’, onde proporcionalmente, vão saber quantos candidatos ganham a almejada ‘cadeira’ e de quais partidos políticos.

A coisa funciona mais ou menos assim, mas se alguém tiver maiores explicações, agradeço humildemente a colaboração.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Banhistas reclamam da falta de banheiros e chuveiros nas praias

Vanessa Alonso l A TARDE

A cervejinha que rega a mesa de dominó depois do “baba“ foi levada de casa


Nada de peixe frito, banheiros ou banho de chuveiro. O primeiro fim de semana sem as barracas de praia foi uma experiência diferente para os banhistas acostumados a curtir o sol de Salvador.

O representante comercial Tércio Cortes aproveitou o domingo para ir à praia da Boca do Rio com a namorada e, ainda entre os escombros dos quiosques, instalou-se embaixo de seu sombreiro para tomar uma das cervejas que lotavam o isopor particular. “É a primeira vez depois de 30 anos que trago isopor à praia. Está difícil porque ao longo dos anos nos acostumamos com a comodidade dos chuveiros e da cervejinha”, disse.

Também munido com salgadinhos e bebidas, o estudante Vinicius Caetano aprovou o passeio. “Muitas vezes desistia de vir à praia porque não tinha dinheiro suficiente para ficar nas barracas e ficava feio chegar com um isopor”, conta.

Trabalho - No espaço da antiga barraca Maré Alta, em Jaguaribe, a sobrinha do proprietário, Flávia Pauline, disponibilizou cadeiras e mesas para os clientes. “Nem se compara com o movimento da barraca. Estamos levando e trazendo as coisas para casa porque agora não temos onde guardar”.

Desfrutando da infra-estrutura improvisada, o cobrador de ônibus Genilson Vieira, reclamou da distância para ir ao banheiro. “Tem que andar uma légua, ficou péssimo”, afirma.

No Farol da Barra, a garçonete da antiga barraca Oxumaré, Elinalva Carvalho, tentava atrair os banhistas oferecendo cadeiras de plástico e um isopor para vender bebidas. "Sábado consegui vender duas caixas de latão, mas na barraca eram de 10 a 20 grades“, lamenta.

No entanto, para o antigo gerente da barraca Paradiso, em Praia do Flamengo, Wellington Paixão, o movimento foi satisfatório. ”O dinheiro está mil vezes melhor. Os grandões é que não vão querer queimar o pé na praia“, alertou, em meio aos sombreiros e cadeiras que alugava a R$ 3 cada.

domingo, 29 de agosto de 2010

Reciclar é Preciso

Vitória enfrenta o Corinthians para vencer segunda fora de casa pela Série A

A TARDE On Line

Após o empate contra o Guarani no Barradão, o Vitória enfrenta o Corinthians, vice-líder da Série A, para conquistar seu segundo triunfo fora de casa, neste domingo, às 16h, no Pacaembu, pela 17ª rodada da competição.

Com as ausências de Reniê e Anderson Martins, o técnico Toninho Cecílio deve promover a estreia do zagueiro Thiago Martinelli, que deve ser titular da equipe rubro-negra. O volante Ricardo Conceição cumpriu suspensão no empate contra o Guarani e também estará entre os 11 que iniciarão a partida contra o Timão.

O rubro-negro ocupa a 11ª posição na classificação do Brasileirão, com 21 pontos conquistados, e necessita do triunfo em São Paulo para lutar por vaga na Libertadores.

Adversário – O Corinthians briga pelo título do Brasileirão e está na vice-liderança da competição, com 31 pontos conquistados, cinco atrás do Fluminense, que está isolado na primeira posição, com 36 pontos.

Para a partida, o Timão tem a volta de Ronaldo, que estava contundido e não joga desde o dia 9 de maio. Apesar do tempo sem atuar, o atacante é referência em qualquer partida que estiver presente e deve deixar a defesa do Vitória preocupada.

Outro ponto forte da equipe paulista é o meia Bruno César, ex-jogador do Bahia, que é o artilheiro da Série A, com oito gols marcados. O jogador ainda terá o auxílio do volante Elias, que aparece também como meia, para armar as jogadas de ataque.

Corinthians x Vitória

17ª rodada da Série A de 2010

Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo
Data: 29/08/2010
Horário: 16h

Corinthians: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Chicão e Roberto Carlos; Jucilei, Paulinho, Elias e Bruno César; Iarley e Ronaldo. Técnico: Adilson Batista.
Vitória: Viáfara; Eduardo, Wallace, Thiago Martinelli e Egidio; Vanderson, Ricardo Conceição, Renato e Elkeson; Henrique e Júnior. Técnico: Toninho Cecílio

Árbitro: Célio Amorim (SC)
Assistentes: Márcia Lopes Caetano(Fifa/RO) e Marco Antonio Martins (SC)

Fonte Nova vai ao chão hoje e nova arena nasce sem plano de mobilidade

Por Atarde On Line

A Fonte Nova sai de cena hoje (domingo), 29, com a implosão do anel superior às 10 horas, para dar lugar ao projeto de uma arena esportiva cujo impacto na mobilidade urbana não é conhecido. A prefeitura não conta com estudo de impacto de vizinhança (EIV) do novo estádio, exigido pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), e desconhece quando ele ficará pronto.

Na prática, o governo municipal não tem informações, por exemplo, do adensamento populacional da região, da geração de tráfego advinda do novo empreendimento e da demanda de transporte público necessária para atender à circulação de pessoas. Isso em área que já apresenta problemas de trânsito e para onde converge duas das mais movimentadas avenidas de Salvador que fazem ligação para o centro da cidade, Bonocô e Vasco da Gama.



O Consórcio Arena Salvador 2014 (responsável pela obra), por meio da assessoria, afirmou que “foi considerado o estudo publicado no Edital da Licitação”. Entretanto, no edital, disponível no portal do governo do Estado, não há estudo de impactos. Na coletiva à imprensa, na última terça-feira, 24, a implosão foi considerada pelas autoridades e pelo consórcio o grande ponto de partida da Copa de 2014. Mas o consórcio sequer possui o alvará de construção para início das obras.

Conforme prazos contratuais, a construção da arena deveria ter iniciado em junho de 2010. Há um atraso de dois meses. Para ter o alvará, o consórcio depende do EIV, segundo o Art. 271 do PDDU. A necessidade do estudo é indicada pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), desde setembro de 2009, em análise de orientação prévia.

O coordenador municipal de assuntos para a Copa, Leonel Leal, disse que o EIV está sendo realizado e que medidas serão tomadas para reduzir os impactos. “A Fonte Nova já existia e acredito que não teremos problemas de mobilidade com o novo estádio. Com o metrô vamos desafogar o trânsito”, disse.

DESAMOR...

Mensagem Dominical

Olha, minha amiga, se você está colocando uma vassoura atrás da porta do seu coração para espantar a visita da tristeza e da angústia, desista!
Este pode não ser um bom caminho. Busque outras atitudes.
Uma delas é não ter medo de buscar um outro amor. Tente outra vez.
Troque o vestido, coloque brilho no seu olhar e vá em busca da sua felicidade.
Sabe, eu e tantos outros psicoterapeutas temos cinzas que podem cobrir as brasas que queimam o seu coração.
Mas somente você e Deus podem tirar as brasas.
Não importa de onde surgiu essa brasa que está aí latejando em seu peito: vidas passadas, negligência, inveja...
São tantas as causas do desamor!
Mas a causa de um grande amor é uma só: sua vontade e decisão de ser feliz!
Abra a cortina do seu quarto, jogue fora ou queime fotos e cartas do passado. Reinvente um jeito para você se reapresentar no palco da vida.
Se a lembrança de um grande amor insiste em mergulhar em seus pensamentos, coloque num copo de sonhos gotas das imagens que você guarda no coração e beba esse remédio.
Como se diz, popularmente, é o veneno da cobra que cura o ferimento que o réptil peçonhento colocou em seu sangue.
É também verdade que para a cura de um grande amor perdido, só um novo amor intenso pode suavizar e refazer a alegria em seu coração.
Já pensou... há quanto tempo você jaz aí debruçada nas lembranças, na raiva e na solidão? Você merece isso? É o melhor que você tem pra você?Ora! Saia dessa situação...
Uma morte, um abandono, uma atitude ruim e injusta não podem ser maiores que o amor que você devota a si mesma!
Preste atenção, Deus lá do alto está observando você e aguardando o momento oportuno para lhe ajudar e tirá-la dessa situação.
Dê o primeiro passo...
Há um belo caminho à sua frente.
Tente esse caminho, você pode ser feliz!
Observe como está se vestindo, que adereços está colocando em seu corpo.
Deus nos inventou para sermos feliz.
E esculpiu em nosso corpo detalhes importantes de sua própria divindade em nós. Seus olhos podem brilhar como pérolas; suas mãos podem tocar com carinho o rosto de alguém; sua voz pode suavizar almas e seu corpo pode ancorar a felicidade da sua própria alma se transformando num templo de luz...

Paz e Luz em seu coração!

Por: Rita Manta


ANGELA SOUSA, O RECONHECIMENTO DA INCOMPETÊNCIA

“Projeto 5ª do Rádio”, acontece no dia 30 de setembro

Dando continuidade ao “Projeto 5ª do Rádio” criado pelo Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, com objetivo exclusivo de unir os profissionais da imprensa local para um momento cultural e de confraternização, a 4ª edição acontece no próximo dia 30 de setembro, a partir das 18h na Praça do Radialista.

A denominação do nome “Praça do Radialista”, foi uma conquista do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, através da Lei. 3444, sancionada pelo executivo ilheense.

Segundo o Presidente da entidade, Elias Reis, este ano acontece a tão esperada Festa do Radialista, já programada para o dia 07 de novembro, no Satélite Clube. “Contrariando a datas anteriores, a festa acontece justamente no dia oficial dedicado aos radialistas, em função da Lei 11.327, que institui o dia 07 de novembro como data das efemérides nacionais.”, afirma Elias.

28/08/2010.

Ass. de Comunicação

Dino Rocha (73 9962 2321)

Colaboradores:

João Costa (73 8828 1486)

Bonnie Klayver (73 8837 8144)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ficha Limpa alcança todos os candidatos já condenados

Do Associação Ação Ilhéus
Escrito por Maria do Socorro Mendonça

[Foto: ]

Num momento em que o Congresso discute a reforma do Código Eleitoral e a sociedade pressiona para que se garanta a idoneidade dos candidatos a cargos eletivos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a Lei da Ficha Limpa, além de ser aplicável às eleições deste ano, alcança a todos os candidatos já condenados por um colegiado de juízes. O entendimento dos ministros deve dificultar a situação de candidatos já condenados em decisões colegiadas que concorrem, por exemplo, a vagas no Senado Federal.

Entenda o Ficha Limpa

Acesse aqui o site Ficha Limpa

No entendimento dos ministros, no caso da Lei da Ficha Limpa não está em questão a retroatividade da legislação, mas as condições de elegibilidade estabelecidas pela nova norma. Dentre elas, o de não ter sido condenado por um colegiado em uma lista de crimes.

De acordo com informações do site do TSE, 33 candidatos ao Senado Federal aguardam julgamento de recursos contra decisões dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que negaram a eles o registro da candidatura. Os dados são desta quinta-feira (25).

A decisão de aplicar a Lei da Ficha Limpa a condenações anteriores à sua vigência foi tomada ontem (25) no julgamento do primeiro caso concreto em que se discutiu o indeferimento de um registro de candidatura por condição de inelegibilidade prevista na nova regra. Por maioria de votos (5x2) o plenário do TSE negou o recurso no qual Francisco das Chagas, candidato do PSB a uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará, tentava conseguir seu registro.

Condenado por captação ilícita de votos nas eleições de 2004, com base na Lei das Eleições (9.504/97), Francisco das Chagas estava inelegível por três anos. Contudo, pelo entendimento do TSE, ele não poderá participar das eleições do dia 3 de outubro porque a Lei da Ficha Limpa ampliou o período de inelegibilidade para oito anos.

Ao concluir a votação, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, ressaltou a necessidade da idoneidade moral para o exercício de cargo eletivo.

- O Congresso Nacional entendeu que não pode exercer o mandato político aquele que foi condenado por determinadas infrações - observou.

A Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10), aprovada pelo Senado em maio, altera a Lei das Inelegibilidades (LC 64/90). O novo texto proíbe as candidaturas de pessoas condenadas por tribunal em decisão colegiada pela prática de crimes eleitorais, crimes hediondos e outros especificados na lei. Além disso, a Lei da Ficha Limpa fixa o período de inelegibilidade em oito anos a partir da condenação. Sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 4 de junho, o texto passou a valer a partir da publicação no Diário Oficial, no dia 7 de junho.




Fiscalização nas Escolas Municipais de Ilhéus

Definição de calendário e roteiro de visitação com os colegiados de
Controle Social e Secretarias Municipais de Educação e de Trânsito

Reunião com a Direção do IME
Presença do Ministério Público Federal, através do Procurador da
República, Dr. Eduardo El Hage 06-07-2010
Local: Ilhéus - zona sul
Atendimento cordial das equipes gestoras das escolas
CAIC, Centro Comunitário Nelson Costa e José Haroldo- 06-07-2010
Integração entre participantes
Expectativa e ansiedade dos partipantes pela fiscalização 06-07-2010

Presença do Corpo de Bombeiros - 5 GBM 06-07-2010


Reunião com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CREA/BA, Secretária Municipal de Trânsito

Reunião com Conselho Municipal de Educação

PROGER, Secretária Municipal de Educação, Secretaria de Governo,
Secretaria de Finanças-

Comitê de Educação da Câmara de Vereadores de Ilhéus, ASCOM/Município,
Controladoria-geral.

Encontro dos parceiros do Programa na Secretaria Municipal de Educação
para visita às escolas públicas municipais de Ilhéus

Reforma na escola da Princesa Isabel - 2ª intervenção em menos de um ano
Fiscalização do dia 17-08-2010
Matéria prima para a merenda escolar - Fiscalização do dia 17-08-2010

Equipe de Fiscalização na Batista Memorial - Fiscalização do dia 17-08-2010
Avaliação das etapas percorridas e preparação da próxima fiscalização, com
a participação de Colegiados de Controle Social, Polícia Militar, Corpo de
Bombeiros, VISA Municipal, Crea/BA/IOS, Câmara de Vereadores,
Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Infraestrutura
e Ministério Público Estadual.
MP, PM, Programa, Sedcu, Seinfra, VISA, VereadoresLocal: 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus

O MP órgão de Execução do programa de Planejamento Estratégico Interinstitucional da educação em Ilhéus, junto com Conselho Gestor do FUNDEB e Conselhos Municipais ligados a educação além dos parceiros inseridos no programa iniciaram visitas a Varias Escolas Municipais de Ilhéus, tendo inicio pelo Colégio IME na Avenida Canavieiras em maio de 2010, onde alem de fiscalizar as dependências do Instituto Municipal de Ensino, também realizou reunião com a direção dando conhecimento dos fatos e cientificando a razão da fiscalização, a partir dessa primeira fiscalização, foi dado inicio a um calendario de varias outras escolas do município de Ilhéus, essas visitas estão culminando em vários relatórios reivindicatorio para reformar e condicionar os estabelecimentos de ensino do município a proporcionar uma melhor condição física aos seus alunos, além do IME foi já foram fiscalizados as escolas CAIC, Nelson D' Oliveira, Jose Haroldo, IME da Princesa Isabel, Odete Salma, Batista Jerusalém e Batista Memorial, em cada dessas escolas foram detectados demandas graves para o básico necessários á atender aos alunos do ensino municipal, problemas graves de infra-estrutura, condições alimentar, espaço físico, e de equipamentos que desabonam como instituição de ensino, apresentam ainda péssimas condições de abrigar alunos e profissionais da educação. O MP, o Conselho gestor do FUNDEB e outras entidades que fazem parte desse programa buscam soluções de melhoria junto ao poder público (EXECUTIVO MUNICIPAL) para que seja feitas intervenções urgentes nessas unidades de ensino afim que se possa melhorar a qualidade do ensino no município. O município já apresentou planilhas orçamentárias para reformar o IME orçado em R$ 208 mil e o CAIC R$ 464 mil reais tambem iniciou intervenção no Jose Haroldo e vem concluindo serviço já iniciado no IME da Princesa Isabel, nesse ultimo o curioso é que já é a segunda intervenção em menos de um ano conforme placa alusiva de inauguração da entrega da reforma em outubro de 2009 postada no local. Aguarda-se que esses orçamentos já evidenciados possam ser licitados e iniciados essas obras para que no próximo ano já se inicie com essas demandas superadas.

Por Roberto Corsário





Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...