segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O novo assessor de comunicação


20 de dezembro de 2010.
*Elias Reis
  
    Nos próximos dias a diretoria do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus juntamente com alguns profissionais da imprensa local, estará se reunindo com o presidente recém eleito da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Dinho Gás, quando buscarão saber do mesmo sobre a nova proposta de gestão; relação com poder executivo; ações; medidas legislativas; projetos; situação trabalhista dos servidores; readmissão dos comissionados e chefes de gabinetes; relação com a imprensa; licitações diversas, especificamente para agência de publicidade; critérios para nomeação dos cargos de confiança da mesa diretora e, especialmente a indicação do novo assessor de comunicação. O Sindicato como instituição não estará cobrando absolutamente nada, pelo contrário, estará levando uma palavra de encorajamento, ânimo e apoio neste novo momento de transição do legislativo municipal. Inclusive, querendo saber sobre a viabilidade de uma convocação extraordinária já no início de janeiro, para uma possível abertura de uma Comissão Especial de Inquérito, para investigar a suposta denúncia que envolve o vereador Tarcísio da Paixão.

   A imprensa falada estará colaborando, porém, defendendo a contratação de um profissional da cidade e, habilitado com registro profissional (Radialista, jornalista ou publicitário), para ocupação do cargo de assessoria de comunicação da Augusta casa legislativa. Além dos afazeres em comum, como agendamento e acompanhamento das atividades legislativas; contato permanente com a mídia, sugerindo pautas e fazendo os devidos esclarecimentos; elaboração e delegação de releases; divulgação de eventos de interesse da casa; preparação de editais e atualização do diário oficial; organização de entrevista coletiva e exercer a função concomitantemente de mestre de cerimonial; manter uma equipe sintonizada e afinada com suas atribuições, um fator importante para ser um bom assessor, é que seja viciado em todo tipo de publicação, tenha noção no mínimo da Lei Orgânica do Município, conheça o Regimento Interno da casa, tenha um bom relacionamento com a imprensa, que seja um bom articulista e que tenha uma boa e fiel equipe de colaboradores. O assessor quando é bom consegue até mesmo ser blindador.
   
    Os nomes que constam na listagem de Dinho Gás são os seguintes. Jornalistas: Roberto Rabat, Maurício Maron, Eliana Albuquerque, Eduardo Anunciação, Roberto Santana, Sabrina de Branco, Robson Hamil e Adana Matos. Publicitário e radialista Rildo Mota; Blogueiro e radialista Emilio Gusmão; Radialistas: Malthez de Athaíde, Vila Nova e Gil Gomes. Todos, indistintamente, habilitados e preparados.

    A Assessoria de Imprensa é realmente um dos cargos importante do legislativo, porque a divulgação do que a Câmara considera essencial, não é feita através da compra de espaço publicitário, e sim, através do interesse dos órgãos de comunicação em publicar o assunto.
  

*Elias Reis é articulista e Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus.
eliasreis.ilheus@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...