quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Experiências de mobilização compartilhadas com lideranças de todo o país

                                          Vandilson Gomes e Roberto Corsário


                                            Apresentação de Roberto Corsário

                       Apresentação dos Representantes Estaduais da Moblização Social pela Educação

           Delegação de Ilhéus- Bahia, Santa Maria-Rio Grande do Sul e Lóide representante do MEC
                  CENFORPE-Centro de Formação dos Profissionais de Educação Ruth Cardoso

                                          
     Vandilson Gomes e Roberto Corsário-Ilhéus-Bahia e Oróslinda Gourlart Assessora especial do MEC e Coordenadora da Mobilização Social Pela Educação
Vandilson Gomes e Roberto Corsário-Ilhéus-Bahia e Francisco Chagas Secretário Executivo Adjunto do Ministro da Educação Fernando Haddad
 

                                                Sr. Daniel Palestrante e Assessor do MEC

                                     Painéis de Alguns Estados participantes da Mobilização













                                         Votorantim Parceiro da Mobilização em nove estados Brasileiros

            Localidades onde o Grupo Votorantim faz parceria com A mobilização Social pela Educação








   Palestra de Francisco Chagas - Secretário Executivo Adjunto do Ministro da Educação fernando Haddad sobre o PNE - Plano Nacional da Educação



 
Reunidos em São Bernardo do Campo, no início desta semana, cerca de 170 lideranças do Plano de Mobilização Social pela Educação de todo o país compartilharam experiências e discutiram casos apresentados por seus colegas.
Desde o lançamento do projeto, em maio de 2008, são realizadas reuniões, Essas
periódicas com pessoas que lideram redes de mobilizadores em todo o país. último encontro teve algumas particularidades, demonstrando que o movimento vem se consolidando a cada dia.
  • Destaca-se, por exemplo, o número de participantes, o maior de todos os eventos realizados até então. A abrangência geográfica - só não havia mobilizadores do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso - demonstra que, de Roraima ao Rio Grande do Sul, existem núcleos formados e atuantes em grandes, médias e pequenas cidades.
  • Novos rostos, novas experiências a compartilhar, novos contatos sendo estabelecidos dentro da rede com os pioneiros da mobilização. Metade dos presentes participava pela primeira vez de um encontro de lideranças.
  • Todos os segmentos envolvidos até agora com a mobilização estiveram representados: instituições religiosas, secretarias de educação, empresas, entidades de representação, institutos e entidades de responsabilidade social, pais e mães de alunos, lideranças comunitárias, jovens mobilizadores.
  • A metodologia do encontro, que privilegiou as mesas para apresentação e debate de experiências: dos voluntários, famílias e lideranças comunitárias, das secretarias de educação, das empresas, dos institutos de responsabilidade social e entidades de representação, de outros órgãos governamentais.
  • A diversidade de experiências, de estratégias, de recursos utilizados para a mobilização das famílias.
  • Os resultados do trabalho, como o interesse das famílias pela escola e por conhecer o IDEB, a adesão de professores das redes envolvidas, o apoio explícito de prefeitos e de autoridades locais.
Nas próximas postagens serão mostrados resumos das experiências e de outros pontos marcantes do encontro de lideranças.

Por Linda Gourlat/Mobilização Social pela Educação 
Fotos - Roberto Corsário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...