sábado, 18 de dezembro de 2010

Experiências de mobilização são compartilhadas com lideranças de todo o país (continuação)

Do BLog MobilizaçãoSocial pela Educação

Lauro de Freitas (BA) divulga parceria com agentes de saúde no Encontro de Lideranças

Cerca de 200 agentes comunitários de saúde e 150 agentes de endemia vêm atuando, em Lauro de Freitas (BA), como multiplicadores da Mobilização Social pela Educação. Esse foi um dos resultados das ações de Mobilização no município baiano apresentados pela mobilizadora Fátima Carvalhal durante a mesa de debates “A ação dos voluntários em suas comunidades”, no Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização, realizado em São Bernardo do Campo nos dias 12 e 13 de dezembro.

A integrante do Comitê de Lauro de Freitas e coordenadora do Núcleo de Articulação e Mobilização Comunitária (NAMC) da Secretaria Municipal de Saúde, Fátima Carvalhal, destacou, em sua apresentação, a parceria entre educação e saúde para divulgar a mensagem da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Durante visitas mensais a mais de mil famílias, os agentes de saúde do NAMC vêm incentivando os pais a se envolverem no cotidiano escolar dos filhos e esclarecendo dúvidas a respeito do conteúdo da cartilha. 

Além dos agentes de saúde, a exposição do Comitê de Lauro de Freitas ressaltou a colaboração de 100 membros do movimento social Mulheres da Paz, que também vêm inserindo a Mobilização Social pela Educação nas atividades promovidas pelo projeto.

Acesse aqui imagens das ações promovidas pelo Comitê de Lauro de Freitas  apresentadas durante o Encontro de Lideranças.

Encontro de Lideranças: Bauru (SP) ressalta apoio de instituições religiosas

As ações desenvolvidas pelo Comitê de Mobilização do município paulista de Bauru foram apresentadas a mobilizadores de diversas regiões do País durante o Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação, realizado no Centro de Formação de Profissionais da Educação Ruth Cardoso (CENFORPE), em São Bernardo do Campo. A exposição do Comitê de Bauru compôs a mesa de debates “A ação dos voluntários em suas comunidades: exemplos de boas práticas de Mobilização”, promovida no primeiro dia de encontro, 12 de dezembro, na parte da manhã.

A apresentação, conduzida pela mobilizadora Rosimeire de Freitas Roveda, deu destaque às atividades de conscientização das famílias sobre a importância da interação família-escola realizadas com o apoio de representantes de instituições religiosas. Entre as entidades envolvidas nas ações do Comitê de Bauru, estão a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), a Aliança Pró-Evangelização de Crianças (APEC), representada pelo Pastor Ismael Jesus, a União das Sociedades Espíritas e a Pastoral da Educação.

A mobilizadora também ressaltou, em sua fala, as ações promovidas junto às escolas públicas de Bauru, como a Escola Estadual Pe. Antônio Jorge Lima e a Escola Estadual Iracema de Castro Amarante.

Acesse aqui o conteúdo da exposição dos mobilizadores de Bauru no Encontro de Lideranças.

Iniciativas de voluntários são destacadas no Encontro de Lideranças em São Bernardo do Campo

O Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação, realizado nos dias 12 e 13 de dezembro no município paulista de São Bernardo do Campo, abriu espaço para a divulgação das diversas experiências de Mobilização que vêm sendo desenvolvidas em todas as regiões do País. “A ação dos voluntários em suas comunidades: exemplos de boas práticas de Mobilização” foi o tema da primeira mesa de debate do evento. As discussões sobre o tema deram evidência a atividades bem-sucedidas promovidas por iniciativa dos mobilizadores.

Moderada pela mobilizadora Fátima José de Oliveira, da cidade goiana de Ceres, a mesa foi composta pelo membro da Representação do Ministério da Educação no Rio de Janeiro (REMEC/RJ), David Arcenio, e pelos mobilizadores Rosimeire de Freitas Roveda, de Bauru (SP), Fátima Carvalhal, de Lauro de Freitas (BA) e Doris Bertolino, representando o município de Pindamonhangaba (SP). Em suas apresentações, os participantes da mesa destacaram o apoio de instituições religiosas e, no caso de Lauro de Freitas, a parceria com o Núcleo de Articulação e Mobilização Comunitária (NAMC) da Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...