quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Câmara vota LOA e debate situação dos cemitérios‏

Postado por Blogger no URBIS NOTICIAS em 12/09/2010 01:00:00 PM
 

Câmara vota Lei Orçamentária nesta sexta-feira

A primeira votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) será votada na Sessão Extraordinária que será realizada amanhã (10) na Câmara de Vereadores de Ilhéus. O orçamento municipal para o exercício de 2011 está estipulado em R$ 289.344.611,28 (Duzentos e oitenta e nove milhões, trezentos e quarenta e quatro mil, seiscentos e onze reais e vinte e oito centavos) divididos entre secretarias e legislativo, por exemplo.

Durante todo o mês de novembro a Câmara realizou Audiências Públicas para discutir juntamente com a população onde e como deveria ser aplicado o orçamento referente ao próximo ano. Os bairros de Salobrinho, Teotônio Vilela, Banco Central, Barra e Nossa Senhora da Vitória discutiram questões como transporte, trânsito, infra-estrutura, planejamento, educação e saúde.

“Vamos votar a LOA com as emendas propostas por cada vereador dessa casa, por isso as audiências foram de suma importância durante o final do mês de novembro”, disse o Presidente do Legislativo, vereador Jailson Nascimento. A Sessão Extraordinária terá início a partir das 9hs e será realizada no Plenário legislativo.

Situação dos cemitérios de Ilhéus é debatida na Câmara

Na sessão desta quarta-feira (8), Marcos Antônio Clemente, o popular Carioca, gerente dos Cemitérios de Ilhéus, ocupou o Plenário da Câmara para relatar a situação dos Cemitérios da cidade. O requerimento para que ele fizesse uso da palavra partiu do vereador Edivaldo Nascimento (Dinho Gás).

Carioca afirmou que os Cemitérios da cidade estão em estado de calamidade, já que há muitos anos os mesmo não têm recebido a devida atenção da administração municipal. “Os Cemitérios do Pontal e do Basílio estão sem covas, uma das saídas é tentar construir gavetas e ossários nos dois, para que assim a situação seja amenizada”, disse.

Outra questão levantada foi a falta de funcionários especializados para poder realizar o trabalho. “O município de Ilhéus não conta com coveiros, todos os funcionários que trabalham nos cemitérios foram contratados para outras funções”. Segundo Carioca, a saída é realizar um concurso destinado único e exclusivamente a contratação de coveiros.

A violência também foi outro ponto debatido e lembrado pelo vereador Marcos Flávio. “Os cemitérios de Ilhéus ficam sem nenhuma segurança durante a noite, pessoas com más intenções vão até lá usar drogas e fazer sexo. Por ser um órgão público, o Executivo tem que disponibilizar guardas municipais para garantirem a segurança dos cemitérios”, disse.

Os vereadores presentes na Sessão assumiram o compromisso de viabilizar as devidas melhorias para os cemitérios da cidade. O edil Alzimário Belmonte (Professor Gurita) disse que muitos só se lembram do cemitério quando alguém querido morre, mas que é preciso dialogar com o Executivo em busca de esforços para tratar de tal questão. “O que depender do Legislativo, as devidas providências serão tomadas para que os cemitérios entrem em pleno funcionamento mais rápido possível”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...